AÇAFRÃO 60g PET

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   AÇAFRÃO

   O nome é bastante popular e o uso culinário é vasto, destaca a cor dos alimentos e dá um excelente sabor e apresentação dos pratos, além de estar associado a algumas ações benéficas à saúde humana.

  Como usar o açafrão?

  Essencial na culinária asiática, tailandesa, marroquina e também brasileira (sobretudo em pratos típicos de Minas Gerais), o açafrão dá sabor a alguns preparos. Os alimentos que melhor combinam com a especiaria são:

Arroz;

Ensopados;

Frutos do mar;

Carnes branca ou vermelha;

Peixe.

  No entanto, é preciso ter cuidado com os vegetais verdes, pois a cúrcuma tende a afetar a cor, deixando-os cinzas. Quando adquirida em pó, pode ser adicionada diretamente ao preparo, geralmente no início, para que libere o sabor.

  Vale lembrar que, sobretudo na utilização do pó, o açafrão-da-terra vai alterar a cor do prato. Isso faz com que seja um corante natural para bebidas, molhos, pastas e cremes — sem esquecer que ele também afeta o sabor.

  Na medicina chinesa e indiana a cúrcuma é usada como facilitador da digestão, antisséptico, antioxidante e anti-inflamatório, pois possui propriedades funcionais — ou seja, fazem bem ao organismo.

  Entre os benefícios encontrados na especiaria, estão:

É antioxidante

  O primeiro aspecto relacionado aos alimentos antioxidantes é o envelhecimento. Mas, além dos benefícios à preservação celular (e aparência jovem), os antioxidantes auxiliam na prevenção de diversas doenças que podem ser originadas pela ação dos radicais livres (moléculas que aceleram os dados às células).

  Estudos sugerem que a curcumina age inibindo os radicais livres e, também, estimulando a ação das enzimas do corpo, que resultam na manutenção das funções do organismo e no envelhecimento saudável. Melhora a saúde cerebral e previne doenças degenerativas

Rico em nutrientes

  O açafrão possui nutrientes como ferro, manganês, cobre e potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B e fósforo. Ainda que não seja suficiente para suprir as necessidades diárias de cada componente, aliado à boa alimentação, a curcumina pode auxiliar na dieta equilibrada, fortalecendo o organismo.

Reduz a acne

  Inserir o açafrão na alimentação pode melhorar a aparência da pele afetada pelas acnes. Como a especiaria tem propriedades antissépticas e antibacterianas, o consumo pode auxiliar na redução da oleosidade e da inflamação da pele.Além de minimizar o surgimento de novas espinhas, consumir regularmente o açafrão-da-terra pode acelerar a secagem e a cicatrização das que já surgiram.

Reduz os riscos de câncer

  Aponta-se que a curcumina possa reduzir os riscos de câncer de mama, de pele, de reto e colorretal devido à possível inibição da reprodução de células cancerígenas.

  Além disso, os cânceres gastrointestinal, do pulmão e de bexiga podem ser beneficiados no tratamento, devido à inibição da disseminação das células cancerígenas.

Diminui a inflamação

  As substâncias da cúrcuma são associadas à diminuição dos danos oxidativos das células, resultando no aumento da resistência do organismo e redução dos processos inflamatórios.

  O  consumo do açafrão tem inúmeros benefícios para a saúde além de realçar o sabor dos alimentos.

 AÇAFRÃO

   Açafrão é um modo de chamar o cúrcuma, um rizoma (semelhante à uma raiz) da mesma família que o gengibre. O nome científico é Curcuma longa, pertencente à família zingeberaceae, mas outros nomes populares incluem açafroa, açafrão-da-índia, falso-açafrão, gengibre amarelo ou turmérico.

   Rizomas são caules, geralmente crescem para baixo da terra, em sentido horizontal e concentram nutrientes. Ainda que, algumas vezes, pequenas porções possam crescer acima da superfície do solo, os rizomas são majoritariamente subterrâneos.

   Curcumina é a substância que mais recebe atenção no açafrão-da-terra. A maioria dos benefícios do produto são atribuídas à ela, que é um polifenol (moléculas presentes em plantas que podem ter efeitos positivos no organismo).

   O açafrão tem também boas concentrações de alguns nutrientes, como ferro (previne anemias), manganês (fundamental no metabolismo), vitamina B6 (necessária para as funções cerebrais e formação de tecidos), cobre (ajuda na saúde da pele) e potássio (necessário para os músculos), além das fibras (fazem o intestino funcionar).

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